Guia do aluno
Guia do aluno
Seja bem-vindo a nossa comunidade virtual!
Aqui você terá oportunidade de exercitar sua autonomia como estudante, participando de discussões e reflexões que irão ajudá-lo na disciplina Prática Médica III e IV.
Para que você obtenha sucesso nessa modalidade de estudo, é fundamental um bom planejamento. Então, vamos esclarecer qual é a nossa expectativa quanto a sua participação e dar algumas dicas para você se organizar.
Dinâmica do curso:
• Participação
Procure entrar no ambiente virtual PratiMed diariamente. Ele é o nosso espaço de estudo complementar. Nesse espaço discutiremos questões sobre assuntos pertinentes à disciplina e tiraremos dúvidas. Você pode:
• Acessar o material didático complementar;
• Verificar o calendário de atividades;
• Participar de fóruns de discussão ;
• Enviar/receber mensagens para/de outros participantes;
• Realizar as atividades de avaliação e enviá-las ao tutor-monitor.
Dicas para um bom desempenho. Veja como proceder:
• Tempo de Estudo
Reserve 1h do seu tempo - é isso que esperamos de você. Com 1 hora diária você deve conseguir ler os textos, acompanhar as discussões no fórum e realizar as tarefas propostas.
• Material didático e complementar
Oferecemos alguns materiais em diferentes mídias que complementam estudo, informam ou contribuem de alguma maneira para o alcance dos objetivos da disciplina. Os alunos também podem contribuir com esses materiais.
Basta enviá- los ao monitor-tutor.
• Fórum de discussão
Teremos uma tarefa e um fórum mensal para cada tema específico. Apresentaremos alguns questionamentos que tornarão a discussão mais objetiva e produtiva.
É a participação de vocês que constrói a discussão. Por isso, esperamos que vocês acessem o nosso espaço e acompanhem as discussões, diariamente. Você pode postar quantas vezes quiser, mas após o encerramento do mês, não será possível mais escrever mensagens no fórum (ainda que você possa voltar ao fórum para rever a discussão). Veja o link Calendário para verificar o início e término de cada Mês.
Essas contribuições serão avaliadas pela Professora Lydia com o auxílio de seus tutores-monitores.
Dependendo da avaliação os participantes receberão bônus, que contarão horas para a Atividade Complementar, da seguinte forma:
A freqüência é um critério importantíssimo de avaliação no fórum: quem não for visto, não será lembrado.
Em todas as atividades escritas os alunos serão avaliados quanto a pertinência e coerência do conteúdo com o objetivo proposto; objetividade, concisão, coesão, adequação da linguagem e correção gramatical. Esses critérios também são válidos para os fóruns.
• Avaliação:
Nosso Estudo terá duração de 04 meses. O total de bônus no final do semestre será no máximo de 60h de Atividade Complementar.
• Papel do aluno
O aluno é responsável pela organização de seu estudo, dividindo o seu tempo entre atividades de interação e as atividades individuais de estudo com material disponibilizado.
• Papel do tutor-monitor
O monitor-tutor é um facilitador do processo de aprendizagem. Ele acompanha o aluno diretamente durante as atividades. Pode tirar dúvidas, mediar discussões, aconselhar sobre o uso do espaço e organização do tempo.
• Professor da disciplina
Responsável pela avaliação das tarefas, acompanhamento e orientação dos Tutores-Monitores.
Seja bem-vindo a nossa comunidade virtual!
Aqui você terá oportunidade de exercitar sua autonomia como estudante, participando de discussões e reflexões que irão ajudá-lo na disciplina Prática Médica III e IV.
Para que você obtenha sucesso nessa modalidade de estudo, é fundamental um bom planejamento. Então, vamos esclarecer qual é a nossa expectativa quanto a sua participação e dar algumas dicas para você se organizar.
Dinâmica do curso:
• Participação
Procure entrar no ambiente virtual PratiMed diariamente. Ele é o nosso espaço de estudo complementar. Nesse espaço discutiremos questões sobre assuntos pertinentes à disciplina e tiraremos dúvidas. Você pode:
• Acessar o material didático complementar;
• Verificar o calendário de atividades;
• Participar de fóruns de discussão ;
• Enviar/receber mensagens para/de outros participantes;
• Realizar as atividades de avaliação e enviá-las ao tutor-monitor.
Dicas para um bom desempenho. Veja como proceder:
• Tempo de Estudo
Reserve 1h do seu tempo - é isso que esperamos de você. Com 1 hora diária você deve conseguir ler os textos, acompanhar as discussões no fórum e realizar as tarefas propostas.
• Material didático e complementar
Oferecemos alguns materiais em diferentes mídias que complementam estudo, informam ou contribuem de alguma maneira para o alcance dos objetivos da disciplina. Os alunos também podem contribuir com esses materiais.
Basta enviá- los ao monitor-tutor.
• Fórum de discussão
Teremos uma tarefa e um fórum mensal para cada tema específico. Apresentaremos alguns questionamentos que tornarão a discussão mais objetiva e produtiva.
É a participação de vocês que constrói a discussão. Por isso, esperamos que vocês acessem o nosso espaço e acompanhem as discussões, diariamente. Você pode postar quantas vezes quiser, mas após o encerramento do mês, não será possível mais escrever mensagens no fórum (ainda que você possa voltar ao fórum para rever a discussão). Veja o link Calendário para verificar o início e término de cada Mês.
Essas contribuições serão avaliadas pela Professora Lydia com o auxílio de seus tutores-monitores.
Dependendo da avaliação os participantes receberão bônus, que contarão horas para a Atividade Complementar, da seguinte forma:
A freqüência é um critério importantíssimo de avaliação no fórum: quem não for visto, não será lembrado.
Em todas as atividades escritas os alunos serão avaliados quanto a pertinência e coerência do conteúdo com o objetivo proposto; objetividade, concisão, coesão, adequação da linguagem e correção gramatical. Esses critérios também são válidos para os fóruns.
• Avaliação:
Nosso Estudo terá duração de 04 meses. O total de bônus no final do semestre será no máximo de 60h de Atividade Complementar.
• Papel do aluno
O aluno é responsável pela organização de seu estudo, dividindo o seu tempo entre atividades de interação e as atividades individuais de estudo com material disponibilizado.
• Papel do tutor-monitor
O monitor-tutor é um facilitador do processo de aprendizagem. Ele acompanha o aluno diretamente durante as atividades. Pode tirar dúvidas, mediar discussões, aconselhar sobre o uso do espaço e organização do tempo.
• Professor da disciplina
Responsável pela avaliação das tarefas, acompanhamento e orientação dos Tutores-Monitores.